terça-feira, 6 de março de 2012

Fisioterapeuta Desabafa: “confesso me amendrontar com o futuro de minha profissão”

Em uma de minhas "zapiadas" pelos blogs e sites, me deparei com um texto escrito na página do facebook por um renomado e experiente fisioterapeuta Luís Henrique Cintra, onde, o mesmo desabafa sobre a realizadade de nossa profissão.


"Sou Fisioterapeuta formado pela Pontifícia Univerisdade Católica de Campinas há 18 anos. Ao longo de minha trajetória profissional experimentei algumas situações que confesso quase me fizeram segui outro caminho, ainda bem que o universo conspirou para que eu não abandonasse meus objetivos iniciais.

Tenho visto nos últimos 8 anos movimentos que confesso me amedrontam em relação ao… Futuro de minha profissão.

1) O processo seletivo que ainda existia no ingresso dos cursos de Fisioterapia parece hoje haver somente nas universidades públicas.

2) Professores são pressionados a “manter o aluno na instituição”, ou seja, aluno reprovado, é aluno insatisfeito, procura outra faculdade que o aprove.

3) O estágio extracurricular é uma realidade. Lemos e ouvimos fiscais, líderes e professores falarem que o estágio extracurricular é ilegal mas ele ocorre sem escrúpulos. Quando perguntamos as autoridades sobre esse assunto a resposta é sempre a mesma “ – Estamos trabalhando para aplicar a lei em todos os infratores”

4) O acadêmico não entende que a tendência mundial é que o estado não ofereça saúde para a população. Ele não é estimulado a ser um empreendedor, porque não vale a pena investir na Fisioterapia. Muitos professores falam isso em sala de aula de maneira aberta.

5) O Fisioterapeuta hoje parece está mais para instrutor de Pilates e não de Terapeuta.

6) Os planos de saúde simplesmente pagam valores que meus valores cristãos me impedem de mencionar, e ainda são coniventes com os proprietários de grandes clínicas onde o estágio irregular ocorre de forma livre.

7) Os acadêmicos na busca de “ganhar algum”, imploram por estágios que tirarão profissionais do mercado. Algumas instituições convencem inúmeros acadêmicos a se especializarem antes de serem formados.

9) A grade curricular de inúmeras faculdades privadas funciona com disciplinas “on-line”. – Vc já imaginou como é fazer manipulação vertebral na era digital?

10) Congressos fantásticos são lançados todos os anos. Enchem os olhos de quem faz, porém a realidade do Fisioterapeuta que está tentando viver dos seus honorários é bem diferente ds luzes da ribalta.(LHC)."

 
Retirado do Blog Fisioterapia&Saúde/OPovo
Por: Jorge Brandão



Um comentário:

  1. Olha, o desabafo do colega é interessante. Mas devemos ter em mente, que algumas coisas são irrealistas e outras são verdades, devemos fazer o que então? Devemos buscar se posicionar como profissionais de respeito, no qual lutamos pela melhoria da nossa profissão e não podemos nos deixar se iludir pelos "donos" de algumas cidades que acham que podem ter estes estagiários em vez dos profissionais. A fisioterapia está mudando, mas depende de você aderir a luta e seguir mostrando como fazer o certo.

    ResponderExcluir